Pular para o conteúdo

Ação social lembra Dia Mundial da luta contra a AIDS em Formiga

03/12/2010

O presidente Tales Tagliaferri durante a panfletagem no centro da cidade

O Dia Mundial de Luta contra a Aids e o preconceito foi marcado em Formiga por ações realizadas através de uma parceria entre o Formiguei – Movimento pela Cidadania LGBT na cidade de Formiga – e a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o dia, servidores da secretaria e voluntários do Formiguei estiveram em um posto móvel montado na Praça Getúlio Vargas, distribuindo panfletos explicativos, prestando informações, distribuindo preservativos e realizando o teste rápido do HIV.

A parceria foi uma iniciativa do Formiguei, que encontrou na Secretaria Municipal de Saúde o apoio necessário para a realização do evento.

“O papel de uma ONG é despertar o poder público para ações que envolvam a população e não assumir o papel de executor de políticas públicas”, comentou Tagliaferri.

No posto móvel, a população era convidada a realizar o teste gratuitamente. O teste rápido dá o resultado em cerca de 10 minutos. De acordo com a chefe do setor de epidemiologia, Juliana Castro, o teste tem 99% de especificidade e 100% de sensibilidade, o que garante o resultado.

Um dos fatos que chamou a atenção foi a grande procura pelo teste de pessoas com mais de 40 anos. A Secretaria disponibilizou cerca de 300 testes rápidos de HIV.

“É muito bom perceber o interesse da população sobre um assunto tão sério como este. Além de se informar sobre as formas de prevenção, o cidadão tem a oportunidade de conhecer sobre a doença e acabar com o preconceito que ainda existe em relação aos portadores do vírus”, comentou Tagliaferri.

Além das atividades do dia 01 de dezembro, profissionais da saúde vem realizando uma série de palestras nas Unidades Básicas de Saúde do Município e também nas escolas sobre o tema.

Dia Mundial da Luta contra a AIDS
O dia 01 de dezembro foi instituído pela ONU como o dia mundial de prevenção contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado ou contato sexual sem preservativo. No Brasil a data foi estabelecida em 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença, os avanços da mesma pelo país e informar sobre as políticas públicas brasileiras de prevenção e combate à AIDS.

(Fonte: http://formiga.mg.gov.br/index.php?base_principal=noticias&id_busca=6794)
No comments yet

Deixe um comentário